Área de inscritos

O evento se utilizará o Sistema de Gestão Acadêmica (SIGAA) da UFS para gerenciamento de inscrições e submissões de trabalhos completos. Este sistema é de responsabilidade da Pró-reitoria de Extensão (PROEX/UFS) e desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI/UFS). Caso haja algum problema relacionado ao sistema, a Comissão Organizadora do evento irá tratar da melhor forma juntamente com os setores responsáveis.

Acesso

Para acessar a Área de Inscritos do SIGAA, o participante deverá inserir o seu e-mail de cadastro com a senha escolhida na hora do cadastro.

Cadastrar-se

Caso tenha participado de algum evento da UFS a partir de julho de 2016 seu cadastro já existe, se não, é necessário fazer o cadastro.

  1. Acessar a página inicial da Área de Inscritos em Cursos e Eventos do SIGAA e clicar em Ainda não possuo cadastro!;
  2. Em seguida deverá preencher os campos com as informações solicitadas e clicar em Cadastrar;
  3. Será enviada uma confirmação para o endereço de e-mail informado. Procure na sua caixa de entrada o e-mail recebido com o remetente "naoresponder@ufs.br" e assunto "[SIGAA] Confirmação de Cadastro" e clique no link disponibilizado para confirmação do cadastro;
    • Atenção! Pode demorar alguns minutos para receber o e-mail ou ele pode ter sido recebido na caixa de spam. Caso não tenha recebido, há a opção de reenvio do e-mail de confirmação clicando em Não recebi o e-mail de confirmação!, preenchendo os campos com as informações solicitadas e clicando em Reenviar Confirmação.

Recuperar senha

Caso não lembre da senha, deve-se recuperá-la na opção "Esqueci minha senha!", digitando seu e-mail cadastrado e data de nascimento para receber uma mensagem por e-mail e realizar a troca de sua senha.

  1. Acessar a página inicial da Área de Inscritos em Cursos e Eventos do SIGAA e clicar em Esqueci minha senha!;
  2. Em seguida deverá preencher os campos com as informações solicitadas e clicar em Reenviar Senha;
  3. Será enviada uma confirmação para o endereço de e-mail de cadastro. Procure na sua caixa de entrada o e-mail recebido com o remetente "naoresponder@ufs.br" e assunto "[SIGAA] Confirmação de Alteração de Senha" e clique no link disponibilizado para confirmação da recuperação de senha;
  4. Acesse o sistema com a nova senha gerada automaticamente que foi informada no e-mail recebido;
  5. Já na área interna do sistema, o participante deverá clicar na opção Alterar Cadastro localizada no menu esquerdo;
  6. Na próxima tela estarão as informações do seu cadastro e será possível redefinir a senha, inserindo uma nova senha e clicando em Alterar.

Inscrição em sub-ações

Sub-ações são considerados os minicursos e visitas técnicas do evento. Estas sub-ações têm vagas limitadas e para participar é necessário realizar a inscrição no sistema, já as palestras e mesas redondas são atividades inerentes do evento nas quais todos os participantes estão inscritos automaticamente.

  1. Acessar a Área de Inscritos em Cursos e Eventos do SIGAA;
  2. Já na área interna do sistema, clique na Aba "Cursos e Eventos Abertos" localizada no Menu Esquerdo. Nesta página serão listados os cursos e eventos de extensão que possuem período de inscrição aberto;
  3. Procure pelo nome SIMPROD e para visualizar as sub-ações do evento clique no ícone verde "Visualizar Menu" situado ao seu lado direito;
  4. Escolha a sub-ação que deseja-se inscrever e clique no ícone verde "Inscrever-se" situado ao seu lado direito;
    • Atenção! Você poderá se inscrever em 3 sub-ações do evento (2 Minicursos e 1 Visita Técnica), para isto o procedimento deve ser repetido para cada sub-ação escolhida.
  5. Ao ser redirecionado para a página seguinte, clique em CONFIRMAR INSCRIÇÃO.

Cancelamento de inscrição em sub-ações

Como as vagas em minicursos e visitas técnicas são limitadas, quem não puder comparecer deve cancelar a inscrição no sistema para que a vaga seja redistribuída aos demais participantes.

  1. Acessar a Área de Inscritos em Cursos e Eventos do SIGAA;
  2. Já na área interna do sistema, o participante deverá clicar na opção Meus Cursos e Eventos localizada no menu esquerdo;
  3. Na próxima tela serão listados os cursos e eventos de extensão que você se inscreveu, deve-se localizar a sub-ação que deseja-se cancelar e clicar no ícone verde "Acessar Inscrição" situado ao seu lado direito;
  4. A seguir o participante deverá clicar no botão "Cancelar Inscrição" para efetivar seu cancelamento.

Resultado da avaliação de trabalhos

O participante pode visualizar os trabalhos de sua autoria que foram submetidos no evento, mesmo dos trabalhos que outros autores efetuaram a submissão na Área de Inscritos do SIGAA.

  1. Acessar a Área de Inscritos em Cursos e Eventos do SIGAA;
  2. Já na área interna do sistema, o participante deverá clicar na opção Submissões de Trabalhos localizada no menu esquerdo;
  3. Na próxima tela serão listados todos os trabalhos submetidos que foram cadastrados com sua autoria, deve-se clicar no ícone verde "Visualizar Menu" situado ao lado direito do título do trabalho para visualizar as opções;
  4. Para visualizar a Avaliação clique na opção "Visualizar Avaliação".

Reenvio de trabalhos aprovados com correção

O participante pode visualizar reenviar os trabalhos de sua autoria que foram aprovados com correção, mesmo dos trabalhos que outros autores efetuaram a submissão na Área de Inscritos do SIGAA.

  1. Acessar a Área de Inscritos em Cursos e Eventos do SIGAA;
  2. Já na área interna do sistema, o participante deverá clicar na opção Submissões de Trabalhos localizada no menu esquerdo;
  3. Na próxima tela serão listados todos os trabalhos submetidos que foram cadastrados com sua autoria, deve-se clicar no ícone verde "Visualizar Menu" situado ao lado direito do título do trabalho para visualizar as opções;
  4. Para fazer o reenvio clique na opção "Enviar Versão Final".

Certificado digital

Os certificados de participação e de apresentação de trabalhos serão gerados pelo SIGAA em formato digital com código de verificação para autenticação eletrônica após a realização do evento. O certificado será liberado considerando uma frequência mínima de participação no evento de 75%. Será gerado um certificado único contendo as sub-ações nas quais o participante assinou a lista de presença e a apresentação de trabalho completo, se apresentado pelo participante na sessão de apresentações de trabalhos.

  1. Acessar a Área de Inscritos em Cursos e Eventos do SIGAA;
  2. Já na área interna do sistema, o participante deverá clicar na opção Meus Cursos e Eventos localizada no menu esquerdo;
  3. Na próxima tela serão listados os cursos e eventos de extensão que você se inscreveu, deve-se localizar o X SIMPROD e clicar no ícone verde "Acessar Inscrição" situado ao seu lado direito;
  4. Observar a frequência obtida e se o certificado foi liberado com a exibição da informação "Certificado Liberado: SIM";
    • Atenção! Caso seja exibida a informação "Certificado Liberado: NÃO" significa que o participante não obteve a frequência mínima de participação.
  5. A seguir o participante deverá clicar no botão "Imprimir Certificado" e então o certificado será baixado no formato ".pdf".